Perguntas Frequentes

As vendas globais já ultrapassaram 330.000 unidades.

Imediatamente! No momento em que as unidades forem ligadas, a eficiência do edifício e do sistema de climatização começará a melhorar, atingindo seu potencial máximo uma vez que a equalização seja alcançada (em 48 horas dependendo do tamanho do edifício).

As unidades Airius são extremamente eficientes, consumindo pouca electricidade. Usando menos de 5% da potência de alguns dos ventiladores de destratificação da concorrência. Os números abaixo são os custos operacionais anuais com base nas unidades funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano, a um custo elétrico de 0,1371€ por kWh.

A economia varia muito de um edifício para a outro, sendo a economia média de 30 a 50%. Com mais de 100.000 unidades vendidas, podemos afirmar  numa economia que varia de 20% a 76%. Isso deve-se a uma série de factores, como:

Altura do teto:

Quanto mais alto for o teto, maior será o nível de economia para a sua propriedade. Isso deve-se a uma maior percentagem da área sobreaquecida, levando a níveis mais elevados de estratificação e, por sua vez, perda de calor. As unidades Airius eliminam esta estratificação, minimizando a perda de calor dos edifícios.

Isolamento:

Um edifício bem isolado irá capturar a quantidade máxima de calor ao nível do telhado, levando a altos níveis de estratificação. As unidades Airius então igualam a temperatura, alcançando uma economia de 30 a 40% (dependendo de outros fatores).

Quanto mais baixo for o nível de isolamento, maior será a economia. Isso deve se a um nível muito maior de perda de calor, principalmente escapando pelo telhado. As unidades Airius capturam e recirculam o calor antes que ele tenha a oportunidade de escapar.

Atingindo a temperatura:

Se o ponto de ajuste do termostato for alcançado no nível do solo, a poupança será maior. Caso contrário, as unidades Airius ainda reduzirão a necessidade de aquecimento do edifício.

A diferença é que, se o ponto de ajuste do termostato não estiver a ser alcançado, então a primeira parte de redução de calor será usada para atingir o ponto de ajuste do termostato antes que a poupança possa ser alcançada.

Calor do processo / calor ambiente:

Quanto maior o nível de calor processo, maior o nível de economia. Calor de processo é um termo usado para qualquer calor produzido por um processo interno diferente do sistema HVAC. Este calor de processo pode ser produzido por qualquer coisa, desde máquinas de fábrica, motores e fornos, a equipamentos de informática, iluminação e até mesmo calor corporal.

O calor ambiente proveniente da luz solar, mesmo no inverno, passando por claraboias, painéis de telhado de aço aquecido e janelas também serão utilizados.

Este processo / calor ambiente sobe para o espaço do telhado e será capturado e recirculado, reduzindo ainda mais a necessidade do sistema de aquecimento.

A forma como os sistemas Airius funcionam para reduzir os custos de refrigeração é ligeiramente diferente do aquecimento. Normalmente, em espaços refrigerados, as pessoas perto da saída do A/C estão muito frias e as que não estão a mais de alguns metros de distância estão muito quentes. Pessoas perto das janelas também podem ficar muito quentes devido ao ganho de energia solar e assim por diante.

As unidades Airius ajudam a equalizar a temperatura, garantindo que todos beneficiem do ar frio o mais rápido possível. Também ajuda o ar frio a atingir os pontos de ajuste do termostato mais rapidamente.

O sistema Airius também garante que todo o ar do edifício se mova muito lentamente. Este movimento suave do ar através da pele cria uma percepção de temperatura mais baixa (resfriamento evaporativo), permitindo que o termostato seja aumentado entre 2 e 4 ° C.

Isso, junto com a temperatura nivelada, provou reduzir os custos de arrefecimento de 20% a 100%. Isto deve-se à baixa necessidade de arrefecimento no Reino Unido. Só precisa reduzir ligeiramente a carga de a/c para fazer uma grande economia.

Depoimentos de arrefecimento:

Bowlplex PLC

“Estamos muito impressionados com os resultados que os ventiladores da Airius alcançaram no nosso centro de bowling em Nantgarw, em South Wales. O ambiente interior foi bastante melhorado, reduzindo as reclamações de funcionários e de clientes em 90%.

As unidades Airius permitiram-nos aumentar os termostatos de 19 ° C para 23,5 ° C, resultando numa poupança de mais de 70% nos nossos custos de refrigeração!O sistema Airius excedeu em muito nossas expectativas e agora será o equipamento padrão para todos os nossos 18 centros de bowling no Reino Unido.”

Ben Carne – Energy Manager

Tiso Ltd

“O sistema Airius foi instalado durante o verão, enquanto o sistema AC foi desligado para manutenção e ficamos contentes em encontrar o ambiente confortável sem o AC a funcionar. Isso agora levou à desinstalação de todo o sistema AC, com uma redução considerável no consumo de eletricidade. Agora consideramos os sistemas de destratificação como uma parte fundamental das nossas reformas”

Iain Calder – Property Director

Na maioria dos casos, a altura de montagem ideal será de 20 a 100 cm (dependendo do modelo) abaixo do teto, mas as unidades podem ser aparafusadas diretamente ao teto sem impedir o fluxo de ar.

A única razão pela qual não recomendamos isto como um regra é porque com o tempo, marcas de pó começarão a aparecer no tecto.

Se o edifício tiver pouco ou nenhum isolamento, como um telhado de zinco com uma única chapa, é melhor pendurar a unidade 120 – 300 cm (dependendo do modelo) abaixo do teto. Isso impede que as unidades retirem ar frio da superfície. Quanto mais potente for a unidade, mais longe esta deve ser suspensa.

A Airius é líder mundial em tecnologia de destratificação. Uma combinação de R&D inovador e contínuo, juntamente com o uso de materiais e motores da mais alta qualidade, permite que os ventiladores Airius alcancem grandes resultados enquanto exigem um uso mínimo de energia em toda a gama.

A forma única como o ar é movido usando a tecnologia de palheta do extrator patenteada da Airius cria até 15 vezes mais ar para circular no espaço do que é expelido pelo próprio ventilador, como resultado do arrastamento. Este enorme volume de lenta circulação de ar atinge o método mais eficiente e eficaz de destratificação disponível.

Por exemplo, o modelo Airius 45 / PS-4 usa apenas 42 Watts e iguala a temperatura em edifícios com pé-direito de até 13 metros.

Outros ventiladores de destratificação disponíveis no mercado que afirmam normalizar as temperaturas na mesma altura usam até 870 Watts. Isso é mais de 20 vezes mais potência, o que, por sua vez, leva a mais ruído, ar mais turbulento e uma vida útil muito mais curta para o equipamento.

As unidades Airius equalizam efetivamente a temperatura com uma taxa de fluxo de ar tão baixa quanto 15% daquela de outros ventiladores de destratificação.

Isso é alcançado pela tecnologia exclusiva patenteada de veia do estator dentro de cada unidade Airius, produzindo uma coluna de ar compacta que estimula altos níveis de entrada de ar. O volume de ar circulado pelo arrastamento é até 15 vezes maior do que o volume produzido pela unidade.

Não, não cobramos para realizar visitas técnicas.

No entanto, isso é feito com a condição de que tenhamos recebido e analisado todas as informações relevantes do projeto por telefone ou e-mail para garantir o cumprimento dos seus objetivos. Com base nessas informações, teremos o maior prazer em realizar uma visita completa do site gratuitamente.

Se uma unidade avariar fora do período de garantia de 5 anos, pode devolver a unidade à Airius para ser recondicionada por 60% do preço de venda atual (unidades recondicionadas serão mecanicamente tão boas quanto novas e virão com um total de 5 anos garantia) ou simplesmente compre uma unidade de substituição por 80% do preço de venda atual.

A estratificação normalmente ocorre a uma taxa de 0,5 –2ºC por metro e diferenciais de temperatura até 10 ° C são comuns numa altura de 10 metros. Em casos extremos, diferenças de temperatura de 10 ° C foram detectadas a uma altura de 3 metros.

O grau de estratificação depende de vários fatores, como os materiais de construção, o nível de isolamento, a atividade do edifício, os pontos de ajuste de aquecimento / arrefecimento e a temperatura externa.

É errado assumir que, se o nível de estratificação estiver na extremidade inferior da escala, não haverá muito a ganhar. Isso pode ser causado por vários motivos, como:

  • – O aquecimento está desligado
  • – A temperatura externa é igual ou superior à temperatura ambiente interna.
  • – Os níveis de isolamento são tão baixos que o calor escapa antes de se acumular. OS nossos estudos de caso de maior sucesso vêm de edifícios como este (ver estudos de caso do Lush e Impress).

Em condições normais, os equipamentos Airius devem equalizar a temperatura dentro de uma faixa de 2 ° C do chão ao tecto.

Sim, no entanto, recomendamos que as unidades funcionem 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o outono e inverno.

Isto porque, assim que o sistema é desligado, o ar quente pode subir novamente e, ao permitir que a temperatura no nível do tecto aumente em qualquer valor, a perda de calor do edifício aumenta significativamente.

Além disso, as unidades Airius enviam o ar para o nível do solo, que então cobre o chão com 10 a 15 centímetros de altura. O piso começa gradualmente a aquecer e torna-se uma bateria térmica. O calor armazenado no chão é então lentamente libertado sempre que o aquecimento não está a funcionar.

Esta tem sido uma mensagem difícil de passar, pois as pessoas tendem a não querer deixar um motor elétrico ligado, especialmente durante a noite quando o prédio não está ocupado.

Para comprovar os benefícios, realizamos um estudo numa uma unidade de armazenamento de produtos farmacêuticos (Quimilinas), onde eles eram altamente contra deixar as unidades a funcionar durante a noite. A empresa estava a perder entre 10 e 12 ° C durante uma noite típica de inverno, quando o aquecimento e as unidades Airius eram desligados.

Como resultado, a empresa ligava o aquecimento por 2,5 a 3 horas antes que os colaboradores chegassem para garantir que a temperatura estivesse a um nível confortável.

A empresa então conduziu o mesmo teste com as unidades Airius em funcionamento, com o sistema de aquecimento desligado ao mesmo tempo. Concluíram que, em vez de perder 10 a 12 ° C, estavam perdendo apenas 2,5 a 3 ° C! Isso reduziu o tempo de pré-aquecimento matinal de 2,5 a 3 horas para 30 a 45 minutos. Só o tempo de aquecimento reduzido representou uma economia de 20%.

Recomendamos desligar as unidades apenas o seu edifício não for aquecido por um período superior a 24 horas.

Quando um portão de persiana grande é aberto, ocorrem grandes perdas atmosféricas. As unidades Airius simplesmente impedem que o ar externo entre no edifico, e o mais importante, uma vez que a portão é fechado, o edifico recupera a sua temperatura óptima muito mais rápido.

A perfect example of this would be aircraft hangers where the entire wall opens up in the building. Even with this aircraft hangars achieve some of the highest levels of savings, ranging from 35% right up to 60%, with little to no process heat to help.

Um exemplo perfeito disso são os hangars de aeronaves em que todo o portão se abre. Mesmo assim os hangares alcançam alguns dos mais altos níveis de poupança de energia, variando entre 35% a 60%, com pouco ou nenhum calor processado para ajudar.

Em áreas de armazenamento de produtos em temperaturas ambientes ou quentes, geralmente existem problemas com estratificação e pontos quentes e frios. Isso faz com que grandes áreas do armazém não sejam adequadas para o armazenamento, e os produtos têm que ser realocados rapidamente, caso isso não seja efectuado poderá resultar num grande desperdício.

As unidades Airius funcionam aqui da mesma forma que funcionariam em qualquer outro edifício. Eles mantêm uma temperatura uniforme consistente em todo o espaço, do chão ao tecto. Isso garante que cada parte do espaço possa ser usada para armazenar até os produtos mais sensíveis à temperatura com o menor custo possível.

Cold stores have the same problem in reverse. In order to get the higher levels to the required temperature you are forced to overcool the ground level, which is a huge waste of energy.  Airius units will simply and efficiently equalise the temperature ensuring that the building and the cooling system are working to the best of their ability.

Ns câmaras frigoríficas existe o mesmo problema, mas ao contrário. Para que os níveis mais altos atinjam a temperatura necessária, é necessário resfriar em demasia o nível do solo, o que é um grande desperdício de energia. As unidades Airius irão equalizar a temperatura de maneira simples e eficiente, garantindo que o edifício e o sistema de resfriamento estejam a funcionar com o melhor da sua capacidade.

É um equívoco comum que quando uma área está a ser aquecida usando qualquer sistema de aquecimento radiante, não há benefício em usar ventiladores de destratificação.

Isto simplesmente não é verdade. É verdade que o calor sentido ao nível do solo não vem do ar quente ao seu redor, e o calor que estamos a sentir não causa estratificação.

A estratificação ocorre na altura dos próprios aquecedores radiantes. Os tubos radiantes podem operar desde 700 a 2200 ᵒC, isso então superaquece o ar ao redor dos tubos levando à estratificação.

Ao usar unidades Airius com sistemas de aquecimento radiante, o posicionamento é muito mais crítico. As unidades de ventilação devem ser posicionadas a um máximo de 80cm de altura e 100 – 150cm ao lado de cada aquecimento radiante. Isso garante que todo o calor seja capturado e que a perda de calor dos edifícios seja reduzida ao mínimo.